Quem inventou o snooker?

O Snooker, começou a sua história em 1875, durante um terrível per&iacu...

snooker_history.jpg

O Snooker, começou a sua história em 1875, durante um terrível período de intensas chuvas, na cidade de Jubbulpore na Índia. Naqueles dias os oficiais ingleses do Regimento Devonshire passavam muitas horas em volta de uma mesa de bilhar.

Um oficial subalterno, Sir Neville Chamberlain, buscando novas motivações, começou a fazer experimentações com as regras do bilhar. Vários jogos foram inventados e envolvendo mais que as tradicionais três bolas de bilhar, surgindo diversas e novas modalidades.

As variações agradaram aos jogadores e o inventor Chamberlain começou a adicionar várias bolas coloridas, chegando, então, á forma básica do jogo hoje praticado. Nas variações incluíram inicialmente 15 bolas vermelhas e mais cinco em diferentes cores: amarela, verde, rosa e preta, além da branca.

O Snooker finalmente nasceu quando mais duas bolas foram adicionadas ao jogo: vermelha e azul. Então, a partir de 1880, o mundo passou a considerar a Inglaterra como inventora dessa nova modalidade desportiva. Em 1885, o grande jogador de bilhar John Roberts viajou para a Índia e foi apresentado a Chamberlain, contribuindo com a ampliação na divulgação do novo jogo. Em 1926 Joe Davis ganhou, no primeiro campeonato mundial, o prémio com 6,10 pontos, iniciando a era dos grandes prémios no Snooker.

Em 1986 Joe Johnson atingiu 70 mil pontos num único campeonato. Sthefen Hendry, de naturalidade escocesa, com apenas 21 anos de idade, estabeleceu um novo recorde como o mais novo campeão mundial profissional, reconhecido pelo Guiness Book.

O Snooker evoluiu no mundo todo, elitizando-se em alguns países e popularizando-se em outros. Engana-se quem acredita que o popular Snooker é “coisa de plebeu”. Na Inglaterra, onde o Snooker faz vibrar a população, igualando e dividindo a popularidade com o futebol, duas publicações especializadas em desportos divulgaram que, a “Dama de Ferro”, Margareth Tatcher, e o futuro Rei da Inglaterra, Príncipe Charles, são adeptos e praticantes do Snooker.

O que procura?
facebook
Personalize o seu bilhar de acordo com o seu gosto e envie-nos o seu pedido.